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Mulheres de Performance

Indicadores de Marketing Digital e como é o calculo de cada um



Os indicadores são os chamados KPIs (Key Performance Indicator), eles são informações sobre a evolução de um projeto especifico ou uma área, que podem ser acompanhados de forma fácil e rápida. Para uma avaliação mais precisa é possível demonstrar os KPIs por meio de gráficos, fluxos ou dashboards com filtros de período e detalhamentos diversos.


Um dos autores que defendem o uso de análises no Marketing é o Peter Drucker, segundo ele “O que pode ser medido, pode ser melhorado”, dessa forma as empresas podem acompanhar os avanços de cada uma das ações previstas e como sua realização se deu.


Podemos falar sobre alguns indicadores importantes pra as empresas como um todo:


  • Indicadores de Capacidade: Relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que isso ocorra.

% de Capacidade = Horas trabalhadas / Horas planejadas


  • Indicadores de Produtividade: Relação entre as saídas de produtos e serviços geradas por um trabalho e os recursos utilizados.

% de Produtividade = Produção Real / Produção Teórica


  • Indicadores de Qualidade: Relação entre os produtos e serviços totais, e os produtos e serviços adequados ao uso, ou seja, sem defeitos ou inconformidades.

% de Qualidade = Produção dentro do padrão estabelecido / Produção real


  • Market Share: aponta a fatia de mercado conquistada por um produto ou serviço durante um período.

% de Market Share = Participação da empresa / total do mercado X 100


  • Lead Time: consiste no tempo de duração de um determinado processo, ele deve ser adaptado dependendo dos passos de cada produto ou serviço.

Prazo do Lead Time = prazos de recebimento matéria prima +considerar dias úteis e final de semana + 1 dia para o inventário + tempo de produção


  • Tíquete-Médio: total de receita dividido pelo total de vendas.

Valor do Tíquete-Médio = Faturamento no período / número de clientes no período


  • Time to Market: corresponde ao tempo de lançamento de um produto ou serviço, desde a idealização do conceito até a disponibilidade para venda.

Prazo do Time do Market = prazos de documentação da ideia + prazo de desenvolvimento do projeto + prazo de testes + tempo de produção + distribuição


  • Turnover: taxa de substituição de funcionários, corresponde a diferença numérica entre admissões e demissões.

% Turnover = Número de admissões + número de desligamentos / número total de funcionários


Quando estes números vão pro recorte do marketing digital, existem uma série de indicadores diferente do dia a dia da empresa, mas que são essenciais para o sucesso da estratégia.


Confira os principais KPIs do ambiente digital:


  • CPC (Custo por clique): O custo por clique O custo por clique é a indicação de quanto você pagou por cada clique no seu anúncio. Quando sua campanha está configurada para investimento seguindo o CPC, será cobrada apenas se o usuário clicar no anúncio.

Valor do CPC = Custo total / Número de cliques


  • CPM (Custo por mil): O CPM é o valor pago para alcançar 1000 impressões. Quando sua campanha está configurada para investimento seguindo o CPM, será cobrada a cada mil vezes que o anúncio é exibido.

Valor do CPM = Custo total / Número de visualizações depois de dividir o número por 1.000


  • CPA (Custo por ação): O custo por ação permite que a empresa pague apenas pelas ações que as pessoas realizaram em decorrência de seu anúncio. Essas ações são configuradas previamente no gerenciador de eventos, muitas plataformas chamam essa métrica de custo por aquisição.

Valor do CPA = Valor total investido / Número de conversões


  • CTR (Click through rate |Taxa de cliques): Esse indicador mostra a taxa de cliques, que consiste na relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio.

Percentual de CTR = Número total de cliques / Número total de impressões


  • CPL (Custo por lead): O custo por lead não aparece nos relatórios do Facebook, mas é muito utilizado no Marketing Digital. Ele se refere ao valor investido para que um usuário se cadastre no seu site ou preencha um formulário. Cada usuário nesta etapa acaba sendo denominado de Lead.

Valor de CPL = Valor total de investimento / Número de leads únicos gerados


  • CAC (Custo por aquisição): Também não utilizado nos relatórios do Facebook, mas muito citado entre as áreas de Marketing, o custo por aquisição mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada novo cliente.

Valor do CAC = Valor total de investimento / Número de clientes adquiridos


  • ROI (Return on investment | Retorno sobre investimento): Como o nome sugere, o ROI permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais. O número sinaliza quantas vezes o valor investido retornou para a empresa em forma de lucro. Valor do ROI = Ganho obtido - Valor investido


Esses indicadores sozinhos não trazem melhorias, mas acompanhá-los ao longo do tempo e comparar com períodos anteriores vai demonstrar se os processos adotados estão trazendo melhorias efetivas ou não.


Dúvidas sobre qual período analisar? Comece avaliando mês a mês e conferindo com mesmo período no ano anterior.


Se você ainda não conta com suporte especialista para auxiliar na construção de indicadores e mapeamento dos resultados das suas ações, podemos te ajudar! Clique aqui para solicitar contato conosco.


Você já utiliza alguns desses indicadores na sua empresa? Conte pra gente se você usa algum outro dado para acompanhamento dos seus resultados.

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