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Mulheres de Performance

Geração de leads: transformando público interessado em clientes

Atualizado: 25 de set.



O que são os leads?


O lead é o nome dado para cada cadastro que a empresa pode obter por meio de interações de marketing. Os leads são potenciais clientes que podem ser avaliados como contatos qualificados a depender de seu perfil, momento na jornada de compra, nível de interesse nos seus produtos e serviços, entre outros pontos, dependendo das especificidades da sua empresa ou modelo de negócio.


A geração de leads é o processo que envolve atrair esses potenciais clientes para o seu negócio, criando uma base de contatos para futuras ações e campanha. Por exemplo, oferecer um material como uma live ou ebook gratuito em troca de dados como nome, email e segmento de atuação, ou outra informação relevante para seu negócio.



Como preparar sua empresa para esse processo?


Para identificar os canais ideais, tipo de conteúdo que chama a atenção, também que perguntas fazer para identificar se a geração de leads está gerando contatos qualificados, é preciso conhecer a fundo o público-alvo.


Entender os hábitos dos clientes, o que chamou mais atenção para fechar as vendas já realizadas, os benefícios dos produtos e serviços, ou ainda como cada cliente usa a sua solução é o segredo para gerar contatos mais prontos ou com a necessidade de compra do seu produto.


Comece preparando sua equipe de marketing e vendas para trabalhar com o processo de geração de leads tendo uma ferramenta que gerencie esses contatos e possibilite a criação de fluxos de comunicação, geração de páginas para que a conversão aconteça e também possibilite a passagem de contatos do marketing para o comercial de forma facilitada.


Entre as ferramentas de geração de leads mais utilizadas no mercado brasileiro está a o RD Station, plataforma desde o plano mais básico contempla o envio de emails marketing para a base de contatos, também possibilita o time a criar landing pages (páginas de conversão com formulários) para que esses contatos possam ser gerados, além de ter um gerenciamento facilitado e possibilidades de integração de outras funcionalidades com o próprio site da marca.


Como fazer a gestão de leads:

  • Nutrição: Mantenha contato com os leads por meio de emails e conteúdo relevante.

  • Automação: Use ferramentas para segmentar e acompanhar leads.

  • Acompanhamento: Monitore métricas e ajuste sua estratégia conforme necessário.



Estratégias para gerar leads


A geração de leads conta com estratégias variadas para gerar tráfego de usuários nas páginas voltadas a conversão dos cadastros.


Entre elas podemos citar o SEO, que é a estratégia de otimizar as páginas do site e de landing pages para que elas apareçam nas buscas de ferramentas como o Google.


Há também o Inbound Marketing, que consiste em ter um relacionamento com a base de contatos a fim de ofertar mais conteúdos relevantes que levem o público para a próxima fase do funil de vendas.


Por fim, podemos utilizar também a mídia paga, que leva o público desejado para acessar as ofertas e materiais disponibilizados pela marca, em troca da conversão dos dados.


As estratégias podem ser utilizadas separadamente, porém quando combinadas, trazem muito mais resultados, também por levar mais volume de pessoas para o processo de conversão.


Tipos de conteúdo para gerar leads:

  • Ebooks e guias: Ofereça materiais ricos em informações relevantes.

  • Webinars e eventos online: Atraia interessados com conteúdo exclusivo.

  • Landing pages otimizadas: Capture dados por meio de formulários.

  • Conteúdo nas redes sociais: Engaje e direcione para sua oferta.



Pontos de contato que impactam a conversão


No processo de conversão, cada pessoa passa por diversos pontos de contato com a marca que vão impactando diretamente nos resultados das ações.


Desde o primeiro impacto com a oferta ou o material a ser divulgado, até o preenchimento do cadastro e processo de aquisição do produto ou serviço, o usuário passa por diversos pontos de contato com a marca e todos podem contribuir para a venda final.


Na imagem, estão explícitos os pontos de contato argumento de venda, layout das peças, definição do público, estratégia de mídia, landing page ou site da conversão e processo de vendas.

Como demonstrado no gráfico acima, cada ação tem um impacto diferente e conta com cuidados e analises variadas, para que sejam feitos testes, validações e assertados pontos ao longo da divulgação das ações para que os resultados sejam cada vez mais efetivos e com mais leads qualificados a cada nova campanha.


Importância dos leads qualificados:

  • Identificação de oportunidades: A geração de leads permite identificar contatos com maior probabilidade de se tornarem clientes pagantes.

  • Direcionamento de esforços: Com leads qualificados, sua empresa pode focar seus esforços de marketing e vendas onde há maior chance de conversão.

  • Personalização: Cada ponto de contato com o cliente potencial é uma oportunidade para coletar dados relevantes, personalizando futuras interações e ofertas.


Lembre-se: cada ponto de contato é uma oportunidade para transformar interessados em clientes. 🚀



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