A Ingresse é a maior empresa de tecnologia e soluções para eventos e entretenimento da América Latina. Por meio da inovação, tecnologia, segurança digital e um conhecimento profundo do mercado de eventos para oferecer o melhor serviço de venda de ingressos e gestão para produtores de eventos e conectá-los com seu público de interesse.
A plataforma Ingresse conta com site e aplicativo contemplando divulgação e o processo de compra de diversos ingressos para festas, shows, festivais e experiências diversas com o público.
Desafio
Por ser uma plataforma multicanais, a Ingresse tinha o desafio de mapear a jornada de conversão por meio de seus canais integrados, site e app, obtendo visualização clara e acompanhamento das origens de suas conversões no GA4, para avaliar a divulgação realizada pelo time de marketing especializado, bem como as ações de seus clientes e parceiros.
Pela diversidade de origens envolvidas na operação, também tendo o processo de compra passando pelo site e aplicativo, foi necessário ajustar a implementação do Google Analytics 4 e o mapeamento das ações para que o tagueamento dos eventos divulgados seja captado mesmo que os usuários passem tanto pelo site quanto pelo aplicativo em momentos diferentes do processo de compra.
Execução
Com a mudança do Google Analytics, da versão Universal Analytics para Google Analytics 4, é necessário atualizar diversas funcionalidades nas plataformas para que os eventos sejam lidos corretamente, porém com alto custo e tempo despendido da equipe de desenvolvimento, nem sempre é possível alterar o código do site e aplicativo de imediato.
Com esse cenário em mãos, a Mulheres de Performance identificou possibilidades de mapear os eventos e conversões com identificadores e ações existentes nos códigos da Ingresse, adaptando as necessidades da empresa com os formatos que o Google Analytics 4 faz a leitura destes dados.
Integrando a conta dos aplicativos e versão web do Google Analytics 4, foi possível acompanhar as origens das conversões no site, sem que os dados de tagueamento utilizados nas campanhas e ações de divulgação dos ingressos, tivessem a possibilidade de serem perdidos, podendo ter a segurança e a confiabilidade da plataforma trazer os dados necessários para que o acompanhamento das ações seja realizado no dia a dia e ajude a traçar novas estratégias.
Resultados
Visão de dados completa das vendas de ingressos por produto
Identificação das origens das conversões, entre a jornada do aplicativo e do site da Ingresse
Suporte para adaptação da nova versão da ferramenta
Com esse processo, a adaptação dos relatórios do novo Google Analytics é igualmente importante. Como a conta do Google Analytics atualizada passou a ser a conta com dados dos aplicativos + site, com isso a equipe passou a ter seus dashboards atualizados para uso no dia a dia com essa nova fonte de dados que está coletando todas as informações necessárias.
Vantagens
Manter o acompanhamento das origens das ações e ter a segurança da possibilidade de mapear os eventos e conversões no Google Analytics 4, sem necessariamente precisar alterar o código do site no momento, trouxe o tempo necessário para o time seguir acompanhando os resultados das ações com segurança, e preparar as mudanças no código do site juntamente com melhorias de funcionalidades no desenvolvimento, sem atropelar processos do time de tecnologia.
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